Sintrajufe convida servidores e servidoras para ato em defesa do Novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários

Até o próximo dia 6 de agosto, diretores da entidade sindical estarão em visita aos órgãos de base em mobilização para o grande ato do dia 7 no Maranhão

Foto 1 – Diretoria em ato no Fórum de Justiça: Adriano Almeida, Saulo Arcangeli (diretor licenciado), Terezinha de Jesus Souza e Fredson Costa.

Foto 2 – Maria Aldenir, Conselheira Fiscal Suplente do Sintrajufe-MA, presente na manifestação em defesa do novo plano de cargos, carreira e salários, junto com a diretoria do sindicato.

O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União no Maranhão (Sintrajufe-MA) realiza até próximo dia 6 uma série de visitas aos órgãos de base mobilizando os servidores e servidores para o grande ato marcada para o próximo dia 7 de agosto, na Justiça Federal, visando chamar a atenção para a defesa do Novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS).

Durante as visitas, a diretoria chama a atenção para importância da reestruturação das carreiras e a valorização dos servidores. “Essa é uma luta fundamental, e toda a categoria deve estar empenhada na defesa dos seus direitos”, afirmou Fredson de Sousa Costa, coordenador-geral do Sintrajufe-MA. Terezinha de Jesus Souza, também coordenadora do sindicato, reforçou: “Precisamos nos mobilizar para garantir nosso plano de cargos, carreiras e salários. Isso assegurará nosso poder aquisitivo, garantindo a recomposição salarial.”

Calendário de mobilização

O Conselho Deliberativo de Entidades da Fenajufe – CDE definiu o calendário de mobilização marcado para os dias 7 e 8 de agosto, a fim de garantir a aprovação do PCCS. O PCCS da Fenajufe inclui reenquadramento dos auxiliares. A proposta da Federação é uma alteração da Lei 11.416/2006 com objetivo de estender o enquadramento já previsto no art. 5º da Lei 8.460/92 aos demais servidores que ocupam a categoria de auxiliar operacional de serviços diversos, artífices e auxiliares judiciários e que foram nomeados após a vigência da lei.

Em São Luís, teve início terça-feira (23) com a mobilização dos servidores da Justiça Federal, na Areinha, seguiu nesta quarta-feira (24) no prédio anexo da Justiça Federal localizado, no Calhau e terá continuidade dia 30 no Fórum Astolfo Serra e TRT, dia 05 nas Procuradoria da República e do Trabalho e encerra no dia 6, no TRE, véspera do grande ato pela aprovação do novo PCCS, em frente à Justiça Federal, na Areinha.

Principais pontos do PCCS proposto pela Fenajufe

⇒ Reenquadramento dos auxiliares

A proposta da Federação é uma alteração da Lei 11.416/2006 com objetivo de estender o enquadramento já previsto no art. 5º da Lei 8.460/92 aos demais servidores que ocupam a categoria de auxiliar operacional de serviços diversos, artífices e auxiliares judiciários e que foram nomeados após a vigência da lei. Cerca de 200 servidores aguardam uma solução para este problema.

⇒ Regulamentação da polícia judicial

A proposta prevê a regulamentação da polícia judicial, onde os ocupantes dos cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário na área administrativa, cujas atribuições estejam relacionadas à segurança e polícia institucional, serão automaticamente enquadrados na área de polícia judicial, com a especialidade de Policial Judicial Federal (PJF).

Além disso, haverá desvinculação dos Testes de Aptidão Física (TAFs) da Gratificação de Atividade de Segurança (GAS), pois atualmente são obrigatórios para a manutenção do recebimento da gratificação.

⇒ Manutenção dos 13 padrões

A manutenção da progressão funcional em 13 níveis de padrões, que leva 12 anos para os(as) servidores(as) atingirem o final da carreira. Mesmo durante o período de estágio probatório, eles(as) têm direito à progressão funcional anual. A manutenção desses níveis é importante, pois aumentar prejudicaria os(as) aposentados(as), impedindo-os(as) de progredir após a aposentadoria.

⇒ Valorização salarial para os cargos

A proposta inclui a valorização salarial para os cargos, tendo como parâmetro inicial a carreira da Receita Federal, que possui atribuições equivalentes às do Poder Judiciário Federal em responsabilidade, complexidade e essencialidade. A premissa é equiparar a tabela da carreira de auditor fiscal da Receita para os analistas e criar uma relação de sobreposição de cinco padrões entre os cargos.

A relação 100/85/70 é o resultado de um alinhamento entre as estruturas das tabelas, via sobreposição, dentro de uma única carreira para o quadro de pessoal do Poder Judiciário da União, tendo como referência o último padrão para o cargo de analista (C-13), para estabelecer o parâmetro de teto do cargo de técnico.

⇒ Adicionais de Qualificação (AQs)

O anteprojeto visa ampliar o percentual do Adicional de Qualificação por ações de treinamento (AQ-AT) de 3% para 6,5%, com incorporação aos proventos e aposentadoria. Propõe também o reajuste dos percentuais do Adicional de Qualificação (AQ) e acumulação em até 30% conforme a regulamentação do Senado (Ato do Primeiro Secretário n° 9, DE 2012).

Fixação dos seguintes percentuais de AQ, incidentes sobre o maior VB (padrão 13/Analista):

• Treinamento – 3% a 6%

• Graduação – 6,5%