O SINTRAJUFE-MA tomou conhecimento que o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola – SINDAG, com sede no Rio Grande do Sul, notificou o advogado da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão – FETAEMA, Diogo Diniz Ribeiro Cabral. Vale Destacar que Diogo, é um defensor ativo dos direitos humanos no Maranhão, foi alvo desta ação com a intenção de intimidá-lo em sua missão de defender trabalhadores rurais vítimas da utilização indiscriminada de agrotóxicos em lavouras do agronegócio.
Esse incidente ocorreu após a audiência pública promovida pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Maranhão – CEDDH/MA, em parceria com a FETAEMA, a Rede de Agroecologia do Maranhão – RAMA, Justiça nos Trilhos e a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.
Essa tentativa de intimidação ocorre num contexto de extrema violência agrária e aumento das ocorrências de pulverização aérea de agrotóxicos no Maranhão. Comunidades, organizações da sociedade civil e movimentos sociais têm feito denúncias públicas a órgãos de estado e organismos internacionais sobre os graves danos causados à saúde, ao meio ambiente e à produção agrícola por esta atividade potencialmente nociva. Em 2024, 91 comunidades foram vítimas de pulverização aérea em 21 municípios do Maranhão.
Toda a diretoria do SINTRAJUFE-MA repudia veementemente qualquer tentativa de silenciar pessoas e entidades que criticam publicamente o uso de agrotóxicos, pois isso também representa uma tentativa de impedir que grupos sociais vulneráveis denunciem e lutem pelo direito à saúde e a um meio ambiente preservado. Todo apoio e solidariedade a Diogo Diniz Ribeiro Cabral!
São Luís, 03 de junho de 2024
Diretoria Executiva do Sintrajufe-MA
Imagem: Edmarjr, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons