Servidores do TRE-MA realizam assembleia e deliberam por mobilização contra aumento da carga horária de trabalho

Em uma assembleia realizada na manhã desta terça-feira (02), de forma on line, o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União no Maranhão (Sintrajufe-MA) reuniu servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) para discutir questões críticas relacionadas ao aumento da carga horária de trabalho, pagamento de horas extras e melhores condições de trabalho.

A reunião foi motivada por recentes propostas de mudanças na carga horária, que implicariam em um aumento nas horas de trabalho dos servidores, o não pagamento das horas-extras de 2020 e melhores condições de trabalho. Representantes do Sintrajufe-MA destacaram a necessidade de um diálogo transparente com a administração do TRE-MA para assegurar condições de trabalho e respeito aos direitos dos servidores.

Durante a assembleia, foram levantadas várias preocupações, incluindo o impacto do aumento da carga horária na saúde e bem-estar dos servidores, com a sobrecarga de trabalho e a  política de cumprimento de metas.  O coordenador do Sintrajufe-MA, Fredson Costa,  enfatizou a importância de garantir que os trabalhadores não sejam  prejudicados por mudanças unilaterais.

Durante a assembleia foi perceptível a indignação dos servidores contra os desmandos sofridos. Os servidores, reclamam que apesar da boa prestação do serviço público e da conquista do selo diamante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), percebem, cada vez mais, condições de trabalho deterioradas.

“A situação atual é insustentável e não podemos aceitar que nossos direitos sejam violados. Precisamos de um compromisso claro da administração do TRE-MA para tratar essas questões de forma justa e transparente”, declarou Costa.

Após intensas discussões, os servidores deliberaram por uma série de ações para assegurar seus direitos. Entre as medidas decididas estão a criação de uma comissão de representantes dos trabalhadores, que terá a responsabilidade de definir os próximos passos e mobilizar outros servidores da Justiça Eleitoral. Além disso, será produzido um documento formal detalhando todas as reivindicações e preocupações dos servidores, que será encaminhado à presidência do TRE-MA.

Como parte da mobilização, os servidores também planejam atividades como campanhas de conscientização e possíveis paralisações, caso as negociações não avancem de maneira satisfatória. O objetivo é garantir que os direitos dos servidores sejam respeitados.

“A criação da comissão e a produção do documento são passos fundamentais para garantirmos que nossa voz seja ouvida. Não aceitaremos que nossos direitos sejam ignorados”, afirmou Fredson.

Também estiveram presentes os diretores: Luis Carlos Oliveira, Saulo Arcangeli (diretor licenciado), Adriano Almeida e Terezinha de Jesus Souza.

O Sintrajufe-MA reafirma seu compromisso em apoiar os servidores e lutar por melhores condições de trabalho para todos e todas.